Amamentação: Dicas para aumentar a produção de leite materno

Photo by freepik from Freepik

Estimule a produção de leite

 A amamentação é um processo de oferta e demanda, ou seja, quanto mais o bebê suga, mais leite é produzido. Isto porque, quando o bebê mama são liberados hormônios que levam o corpo a produzir mais leite para substituir aquele que foi retirado. Por isso, o ideal é que se deixe o bebê mamar sempre que estiver com fome, mesmo durante a noite. 

Além disso, é importante oferecer as duas mamas em cada mamada para garantir que o bebê esvazie completamente uma mama antes de passar para a outra.

Cuide da sua alimentação

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a produção de leite materno. Consuma alimentos ricos em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, C e E, como carnes magras, ovos, leite, iogurte, queijos, verduras e frutas. Além disso, é importante beber bastante água e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína em excesso.

Descanse o suficiente

O descanso adequado também é importante para a produção de leite. Tente dormir pelo menos 8 horas por noite e faça pausas durante o dia para relaxar e descansar. Lembre-se de que o estresse e a ansiedade podem interferir na produção de leite, por isso, toda ajuda é bem-vinda. Acione a sua rede de apoio, se possível, e compartilhe as tarefas domésticas.

Massageie e estimule

A ordenha pode ser uma aliada para aumentar a produção de leite materno. Utilize técnicas de ordenha manual ou com bomba de extração de leite para estimular a produção de leite e manter uma reserva de leite materno para momentos em que não puder amamentar o bebê.

Realizar movimentos suaves nos seios, para estimular a descida do leite e fortalecer a região, bem como aliviar a dor no local.

Busque apoio

Por fim, não hesite em buscar apoio de profissionais de saúde, grupos de apoio à amamentação e familiares. O suporte emocional e prático pode fazer toda a diferença na amamentação e ajudar a superar as dificuldades.

 

Seguindo essas dicas, você pode aumentar a produção do leite materno e garantir uma amamentação tranquila e saudável para o seu bebê. Lembre-se de que cada mãe e cada bebê são únicos, e pode ser necessário ajustar as estratégias de acordo com a sua situação. Busque sempre orientação médica e aproveite esse momento especial de vínculo e amor com o seu bebê.

Essas são apenas algumas dicas que podem ser úteis para você, mas lembre-se: procure um médico para sanar todas as dúvidas.

Gostou das dicas? Acha que faltou algo? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.