Bebê High Need - Entenda mais sobre esses Bebês

Photo by cookie_studio from Freepik

O primeiro semestre de vida do bebê é uma fase de adaptação para todos que estão envolvidos com essa nova pessoinha, inclusive a própria criança. O pequeno está sendo inserido em um ambiente completamente novo.

De uma certa forma todos os bebês podem se encaixar nesse termo ‘alta necessidade, uma vez que eles precisam de atenção constante, e o choro é a ferramenta que ele usa para se comunicar e demonstrar essa necessidade. Para alguns bebês essas demandas podem ser levadas ao extremo, são os chamados, baby high need.

Um bebê de alta necessidade requer mais contato, tem mais demandas, é mais irritado e mais intenso em tudo. Ao mesmo tempo em que ele demonstra mais enfaticamente suas necessidades fisiológicas, a alegria e o carinho que ele manifesta ao contato é muito mais expressiva. Esses pequenos pedem constantemente pela atenção dos pais, principalmente da mamãe. Precisam de colo o tempo todo, não dormem por 1 h completa, choram muito e sentem necessidade de mamar o tempo todo. Os adultos acabam não conseguindo descansar o suficiente, assim como o bebê.

Embora exista um termo para denominar esses pequenos, o baby high need não se trata de uma patologia e sim uma característica da personalidade. Um rótulo que ajuda a compreender como lidar com esses pequenos.

 

Características

Choro intenso e recorrente

O choro é algo natural, afinal é a forma que o bebê tem para sinalizar que necessita de algo. O choro de um neném de alta necessidade costuma ser recorrente e durar o dia todo, em curtos intervalos, que em muitos casos leva os pais a procurarem um pediatra, em busca do que pode estar errado.  Além disso, esse choro costuma ser mais intenso e até explosivo, cessando apenas quando o pequeno consegue a atenção que deseja.

Dificuldade para relaxar e dormir

O sono costuma ser em pequenas doses, esses pequenos dificilmente conseguem ultrapassar 1 hora de sono seguida, exigindo uma atenção especial dos pais para se acalmarem. Eles estão em constante movimento, mesmo que não esteja chorando, é perceptível a dificuldade em relaxar. Ao contrário do que se pode pensar, deixar que esse bebê chore até se acalmar, apenas causará mais estresse para ambos os lados.

Comem bem e relaxam na hora da amamentação

Costumam mamar em intervalos menores do que às três horas, média em que um bebê leva para sentir fome novamente. A sucção do leite é feita de forma ávida e urgente. Além disso, a amamentação é um momento de tranquilidade para eles, é a hora que conseguem relaxar próximos a mãe.

Mamãe, mamãe e mamãe

Para eles é como se apenas a mamãe existisse. Ele exige a presença constante da mãe e em muitas vezes não aceita que outras pessoas tentem suprir suas necessidades.

 

Como lidar?

Como ocorre em todo o período da maternidade, não existe uma fórmula mágica para lidar com esses pequerruchos. Listamos algumas dicas, podem auxiliar nesse processo:

 

Mantenha a calma

Fácil não é, mas perder a paciência não irá resolver. Preste atenção no que na rotina pode ajudar.

Rede de apoio

Em todo o processo da maternidade uma rede de apoio é fundamental. Procure ajuda de pessoas com quem você possa contar e confiar, que ajudem a gerar soluções e não julgamentos. Para o bebê isso também é fundamental, estabelecer laços com pessoas diferentes como o papai ou a vovó, pode ajudar a diminuir essa sensação de estranhamento.

Sem comparações

Não faça isso com consigo mesma ou com seu bebê. Nenhum bebê é igual ao outro, independente se é um baby high need ou não. Esse tipo de hábito, além de gerar frustração, causa danos na relação. Evite comparar com os outros irmãozinhos, mas também não se esqueça deles.

 

E a mamãe, como fica?

Mamãe, a sensação de angústia e culpa podem ser torturantes. O desafio de cuidar de uma criança, pode ser desgastante emocional e mentalmente. Não se julgue como uma péssima mãe, procure um tempo para cuidar de si mesma. E caso sinta necessidade, procure terapia ou algo que te ajude a relaxar. Não escute julgamentos ou opiniões de pessoas que não passaram por essa situação, buscar por grupos de apoio pode ser uma ótima ideia.

O cuidado com um bebê de ‘alta necessidade’ pode criar uma sensação de incapacidade de cuidar e atender as demandas dos filhos, que existe algo de errado com ele. Mamãe, respira fundo e não se desespere! Seu pequeno é absolutamente normal, ele apenas tem demandas mais urgentes que os demais. E embora não possa parecer no momento, tudo se ajusta, e mesmo com todas as dificuldades que esse cuidado exige, tente focar nos aspectos positivos que ele demonstra.  Cuide-se bem, para poder cuidar bem.

O high need não é um diagnóstico, procure ajuda e a opinião de um médico de sua confiança para te orientar e esclarecer dúvidas. Gostou das nossas dicas? Corre lá no nosso Instagram e compartilhe sua vivência conosco.

 

E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora  gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.