Bebê na praia: saiba como e quando levar

Photo by mel4u from Pixabay

De acordo com Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir do 6° mês de vida o bebê pode frequentar praias e piscinas. Porém, é preciso avaliar e consultar um médico pediatra. Antes de correr para o mar, é preciso adotar algumas medidas de segurança e cuidados com o bebê. Abaixo listamos alguns itens que não podem faltar nessa organização.

 

Qual o melhor horário?

Antes das 10h ou depois das 16h, quando o sol não estiver forte. Mesmo nesses horários, procure ficar na sombra, isso ajuda a evitar que o bebê tenha queimaduras.

Proteção solar

O uso de protetor solar não é recomendado antes dos 6 meses de vida, os ingredientes do produto podem causar alergia. Utilize um protetor adequado para a idade do bebê. Passe 30 minutos antes de ir para o sol e reforce a proteção a cada 2 horas. Acessórios como camiseta com proteção UV, boné ou chapéu, são mais que bem-vindos para reforçar a proteção.

Sombra e água fresca

Opte por permanecer na sombra, para diminuir o risco de queimaduras pelos raios solares. Mantenha o bebê hidratado, ofereça água a cada 2 horas.

Alimentação

Priorize alimentos naturais, leves e frescos, como frutas e legumes cozidos, por exemplo. Armazene corretamente e organize em uma sacola térmica. Evite ao máximo comprar comida para o bebê na praia, um produto mal armazenado pode causar problemas de digestão ou estomacais.  Ah, a mamadeira deve ser preparada na hora e não levada pronta de casa.

Higienização

O contato da fralda suja com areia e a água salgada podem causar irritação. Isso também é válido para roupas molhadas, por isso evite deixá-las por muito tempo em contato com a pele. Antes de fazer uma higienização com água doce (para evitar problemas com a pele), retire o excesso de areia e  após a limpeza, vista roupinhas secas.

Brinquedos

Leve brinquedos próprios para a praia, conforme a idade do bebê. Lembre-se também de levar algo no qual o bebê possa se sentar, não é adequado deixá-lo sentado diretamente na areia, isso pode elevar o risco de assaduras e infecções por fungos e bactérias. Uma boa ideia é levar uma piscina inflável, para garantir a diversão e manter o bebê em um ambiente controlado.

Organizar a malinha

Na hora de organizar a malinha de praia, leve em conta tudo o que o bebê precisa no dia a dia. Abaixo algumas coisas que não podem faltar.

  • Fraldas descartáveis comuns e para a praia;
  • Trocas de roupas;
  • Troca fraldas;
  • Toalha de banho;
  • Talco (ele ajuda a tirar a areia do corpo seco);
  • Protetor solar;
  • Brinquedos de praia;
  • Lençol para o bebê sentar-se e brincar.

 

A primeira vez do bebê na praia é um grande acontecimento, e como quase tudo na vida de uma mamãe, envolve planejamento e organização. Nossas dicas servem para ajudar nessa organização e preparação, mas sempre consulte um médico pediatra e tire suas dúvidas. Aproveite ao máximo cada segundo e registre esse momento único.

Gostou das dicas? Acredita que faltou algo? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.