Blog
Como cuidar do umbigo do neném?

O que é coto umbilical?
Depois do parto, o cordão umbilical — que liga o bebê à mãe durante toda a gestação — é cortado, permanecendo uma pequena parte ligado ao umbigo do bebê. Essa parte é o coto umbilical, um resíduo do cordão que antes ligava bebê e mamãe. Após o corte o coto fica ‘preso’ com uma presilha conhecida como “clamp”.
Nos primeiros dias, o coto tem uma aparência gelatinosa, úmida e brilhante, mas com o decorrer, se torna seco, preto e endurecido. Como não possui terminações nervosas, o bebê não sente dor ou incômodo. Seca naturalmente com o passar dos primeiros dias de vida e acaba caindo sozinho, o que costuma acontecer entre o sétimo e o décimo quinto dia depois do nascimento.
Cuidados
O coto não possui terminações nervosas, tornando sua manipulação livre de dor ou incômodo para o bebê, mas é delicado e exige cuidados antes e após cair. É muito importante deixar que o ar chegue até a área do coto, isto ajuda a curar e secar mais rápido.
Limpeza
A limpeza deve ser feita diariamente após o banho ou quando houver contato com “xixi” ou fezes do neném. Algumas dicas indispensáveis antes de fazer a higienização da área:
- Lembre-se de higienizar as mãos com água e sabão;
- Não há problema em o bebê tomar banho sem proteção especial para o coto. O banho deve ser rápido, de preferência com esponja, sem submergir o cordão;
- Utilize água e sabão neutro para a higienização da região. Depois do banho, seque o bebê suavemente com uma toalha limpinha;
- Na parte do umbiguinho, o ideal é usar uma gaze, sempre secando delicadamente;
- Faça a limpeza em movimentos leves e circulares com uma haste flexível umedecida em álcool 70% para higienizar a base, entre o coto e a pele;
- Passe uma gaze ou haste flexível umedecida em álcool 70% no restante do coto;
- Depois da higienização, para evitar contaminação pela urina ou fezes, posicione a fralda abaixo umbigo. Se mesmo assim, coto tiver contato, faça uma nova higienização;
- Sempre que fizer a troca de fralda, verifique a área na base do cordão, perto do umbigo. Limpe delicadamente, para remover todos os resíduos úmidos.
O que não fazer
- Nunca, nunca puxe o coto umbilical. Deixe que seque e caia sozinho;
- Não coloque nenhum tipo de objetos ou curativos na região;
- Faixas enroladas na área são dispensáveis, além de atrapalhar a respiração do bebê, aumentam o risco de uma infecção;
- Mitos como colocar moedas ou outros objetos sobre o umbiguinho, não funcionam e ainda podem causar algum tipo de reação infecciosa. Nada disso garante que o umbigo fique “para dentro”, o que influencia é a genética.
Olhos atentos
Alterações como secreção, inchaço e vermelhidão podem surgir na região. Podem aparecer por conta de atritos com roupinhas ou fraldas apertadas, contudo é preciso ficar atenta com a frequência que surgem, para procurar um médico pediatra.
A rotina de cuidados deve continuar mesmo após a queda do cordão, o que costuma acontecer entre o 5º e 15º, mas não é uma regra. Depois da queda, a cicatrização completa leva de 7 a 10 dias.
Lembramos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Sempre procure a orientação de um médico pediatra. Gostou das dicas? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.