Como lidar com a ansiedade na Gravidez?

Photo by Yan Krukau from Pexels

Uma pequena dose de ansiedade é considerada normal, afinal são diversas mudanças físicas, hormonais e metabólicas acontecendo ao mesmo tempo. A máquina corporal está funcionando por dois agora. Contudo, existe um limite entre a ansiedade normal e a patológica, sendo necessária ajuda profissional para lidar com a doença.

Como a ansiedade pode atrapalhar a gestação?

Os motivos que podem levar a ansiedade patológica são os mais diversos: a insegurança de não ser boa o suficiente, a comparação com outras mães, a dúvida sobre o momento certo para a gravidez, entre outros. É normal pensar em como será a rotina, como as coisas se ajustarão, mas quando esse sentimento se torna excruciante, pode gerar problemas que afetam a saúde física, mental e emocional. É preciso levar a sério e não menosprezar ou inferiorizar esses sentimentos. A ansiedade no período gestacional aumenta o risco de depressão pós-parto e estresse pós-traumático.

Sintomas da Ansiedade

Os sintomas da ansiedade durante a gestação são os mesmos vividos por qualquer pessoa que viva com o transtorno de ansiedade. Embora seja uma doença de cunho emocional, os sintomas não estão ligados apenas a eles, o comportamento e o físico também são afetados. Além disso, a ansiedade se manifesta de diferentes formas em cada pessoa. Abaixo alguns sintomas:

Comportamental

  • Dificuldade em se concentrar;
  • Inquietação;
  • Irritação;
  • Estado de alerta constante.

Físicos

  • Tensão muscular;
  • Tremores;
  • Falta de ar;
  • Coceira;
  • Insônia.

Emocional

  • Descontrole emocional;
  • Preocupação excessiva;
  • Sofrimento antecipatório;
  • Medo irracional;
  • Crise de pânico.

Como controlar a ansiedade

O transtorno de ansiedade pode ser controlado ou amenizado de algumas formas, a principal delas é buscar ajuda profissional e especializada em gestantes. O acompanhamento e o tratamento, durante a gestação e o pós-parto são fundamentais para o bem-estar da mulher. Sabemos que não é fácil, mas é possível controlar toda essa avalanche que a ansiedade causa. Abaixo algumas dicas simples que podem ajudar. Confira:

Sono de qualidade

Dormir bem é essencial para a saúde da mamãe e do bebê. Tente dormir ao menos 8 horas seguidas, todas as noites. Antes de ir para cama, se desligue de tudo: rede social, celular, televisão, computador etc. Esses itens costumam distrair a mente e tirar o foco do sono. Crie uma rotina de higienização do sono.

Pratique exercícios

O exercício é uma das melhores formas de combater a ansiedade, além de melhorar a saúde. O yoga é uma boa escolha, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, acalma e estimula as conexões neurais. Antes de praticar qualquer exercício, converse com seu médico sobre quais são mais adequados para você.

Faça um planejamento

Algo simples, mas que pode ajudar e muito a acalmar a mente ansiosa. Separe um tempo para organizar a lista de enxoval e tudo mais que o bebê precisa, além de dar um norte sobre tudo que você já tem, ajuda a ter um certo sentimento de controle.

Medite

A meditação traz diversos benefícios como a redução da probabilidade dos sintomas de depressão, melhora da capacidade cognitiva, diminui a insônia e o estresse, entre outros. Além de ser uma excelente forma de criar uma conexão profunda com o bebê. No começo, pode parecer complicado ou difícil, mas com o tempo é recompensador.

Respire

Simples, mas eficaz. Aprender a respirar corretamente melhora a capacidade funcional do organismo, acalma, promove relaxamento muscular, diminui o estresse, entre outros. Além disso, aprender técnicas respiratórias é de grande ajuda para o parto. Existem diversos aplicativos que podem te guiar nesse aprendizado, basta procurar na loja do seu celular.

O controle da ansiedade é possível. Não ignore ou se sinta culpada, o caminho da maternidade nem sempre é como o esperado, e está tudo bem não se sentir 100% em tudo. Rompa com as expectativas e padrões surreais, você é a melhor mamãe que seu bebê poderia ter. Procure ajuda especializada, jamais use medicação não prescrita por um profissional. Somente um médico psiquiatra ou psicólogo, pode dar um diagnóstico e indicar o tratamento necessário.

Procure um médico para sanar todas as dúvidas. Gostou das dicas? Acha que faltou algo? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.