Blog
Mommy Burnout: A síndrome do esgotamento na Maternidade
O termo mommy burnout é derivado da Síndrome Burnout, causada pelo esgotamento profissional. A definição tem ganhado cada vez mais notoriedade entre RHs, colaboradores e diretores de empresas por tratar-se de um distúrbio marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional, estresse crônico, gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. Mas qual a relação da jornada excessiva de trabalho com o mommy burnout? A constante busca pela perfeição.
Diferente do que pode acontecer no ambiente de trabalho, a mãe não consegue um afastamento ou até mesmo uma pausa para ter tempo de prezar pelo seu descanso. O cuidado de uma criança, não é uma tarefa fácil. Desde o momento em que é concebido, o bebê exige muito da mãe, que em muitas das vezes não tem uma rede apoio.
A maternidade real pode ser um grande desafio, sendo o oposto daquilo que é propagado em torno da “maternidade perfeita” composta apenas de momentos felizes, leveza e calmaria. Embora possa não parecer, você mamãe, não tem superpoderes e nem deve se culpar por não conseguir satisfazer esse ideal que a sociedade coloca sobre seus ombros.
Ser a mãe perfeita em 100% do tempo é criar uma expectativa irreal. Sentir-se cansada ao longo do dia é natural, o problema é quando isso se torna uma constante e te impede de realizar as coisas. O esgotamento frequente, acompanhado de sintomas como irritabilidade, falta de motivação e interesse em assuntos não relacionados à maternidade, desinteresse em cuidar das crianças e pensamentos negativos constantes, deve ser levado a sério e buscar a ajuda de um profissional é fundamental.
Além disso, a mãe pode se sentir obcecada em dar conta de todas as atividades e sentir que não está dando conta de executar uma tarefa, podem abalar a estrutura emocional. O pós-parto traz consigo grandes alterações hormonais, o corpo ainda está se recuperando e já encara uma nova rotina com noites mal dormidas, novas demandas que o dia a dia do bebê exige e a adaptação dessa fase que até então, era desconhecida.
O corpo envia sinais de que algo não vai bem, e estar atento é fundamental para buscar suporte. Não se sentir culpada, por essa sensação de cansaço e esgotamento, pode ser muito difícil. É possível tornar a rotina de cuidados mais leve e gratificante.
Dicas de como aliviar o estresse
- Peça e aceite ajuda. Não há nada de vergonhoso em não conseguir dar conta de tudo sozinha;
- Divida as tarefas da casa e o cuidado com as crianças com o companheiro;
- Tenha relacionamentos com pessoas fora do seu grupo de mães. Sair para tomar um café, dar um voltar ou simplesmente conversar com alguém que não gire em torno dos filhos, pode ser revigorante;
- Tenha uma rede de apoio de confiança, pessoas com quem possa verdadeiramente contar;
- Procure espaços de vivência. Trocar experiências com quem já passou por isso, pode ser fortalecedor. Busque por grupos nas redes sociais, canais de mamães no Youtube ou demais plataformas e una o máximo de histórias para compreender a realidade em ser mãe;
- Cuide-se, ame-se e lembre-se de si mesma. O instinto materno pode levar a uma anulação. Se cuidar é a melhor forma de fornecer cuidado e conforto.
O mommy burnout apesar de ser um termo novo para designar o que muitas já passaram, passam e ainda vão passar, o fato de receber um nome, ajuda muitas mulheres a entenderem que não estão sozinhas.
Gostou das nossas dicas? Corre lá no nosso Instagram e conte para nós como foi esse processo para você.
E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.