Blog
O que é introdução alimentar? Quando começar?
A introdução alimentar é a fase em que o bebê começa a receber outros alimentos, além do leite materno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a introdução deve ser iniciada no sexto mês de vida. Antes disso, nenhum alimento deve ser introduzido na rotina alimentar do bebê, nem mesmo água, até essa idade o leite materno supre todas as necessidades do bebê, inclusive a hidratação.
Quando iniciar?
Quando o bebê atinge os seis meses, a introdução de alimentos deve se iniciar de forma gradual, mas sem parar o aleitamento materno, este deve durar até os 2 anos de vida, dentro do possível. Essa alimentação complementar ocorre de maneira diferente para cada criança.
O que oferecer?
Pediatras recomendam oferecer uma alimentação variada e rica em nutrientes, tanto como proteínas, carboidratos e gorduras, como também ferro, zinco e vitaminas. Inclua:
Hortaliças: folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, tomate, cenoura etc.
Cereais e tubérculos: arroz, batata-doce, batata, inhame, macarrão etc.
Carnes e ovos: frango, peixe, boi, pato, vísceras ou miúdos, codorna, ovos etc.
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico etc.
No oitavo mês, tente introduzir ovos, glúten e peixes para criar tolerância. Para temperar os alimentos, utilize temperos naturais, mas sem exageros. O sal pode ser utilizado moderadamente. Priorize o uso de óleos vegetais como canola, soja ou milho, sempre em pequena quantidade. No começo, a consistência da papinha deve ser pastosa e ir se tornando sólida de forma gradativa.
O que evitar?
Até os dois anos evite alimentos processados, frituras, salsicha e adição de açúcar em grandes quantidades. Não é recomendado bater ou triturar alimentos, a criança precisa sentir novas texturas e sabores para instigar a mastigação, basta amassar com um garfo.
Crie hábitos
Assim como a hora de dormir, o bebê precisa ter um horário definido para a refeição. Esse pode ser no mesmo momento em que a família se alimenta. Proporcione um ambiente calmo e tranquilo, sem distrações externas que possam desviar a atenção do bebê na hora de se alimentar. Não ofereça recompensas, a criança deve ver esse momento como algo em que ela pode saborear e descobrir novos alimentos.
Rotina alimentar
Comece com a oferta de duas papinhas de frutas e uma de legumes no primeiro mês. Faça a papinha se possível com um elemento de cada grupo alimentar citado anteriormente. Forneça uma alimentação variada: se no café teve papinha de mamão, no almoço opte por outra fruta. É nessa fase que a água é introduzida, lembre-se de oferecer no intervalo das refeições. O líquido deve ser filtrado e fervido.
Sem cobranças
Não castigue a criança, caso ela não coma toda comida e se ela estiver sem fome, não insista nem force. Respeite o tempo do bebê, lembre-se que é tudo novo e como toda mudança, existe um tempo de adaptação mesmo para os pequenos.
Também não se cobre mamãe, você e seu bebê possuem o próprio ritmo e criar comparações, pode gerar frustrações.
Sempre procure a orientação do médico pediatra. Gostou das nossas dicas? Corre lá no nosso Instagram e conte para nós como foi esse processo para você.
E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.