Blog
Os 10 primeiros sintomas da gravidez
Corrimento vaginal
Quando ocorre a fecundação, pode ocorrer um leve corrimento de cor rosa, com vestígios de sangue ocasionado pela entrada do espermatozoide no óvulo e deslocamento até o útero. O corrimento, pode ocorrer logo após a relação sexual ou em 3 dias depois. Em muitas das vezes, a mulher consegue observar quando se limpa após urinar.
Inchaço abdominal e cólica
A cólica e o inchaço abdominal costumam surgir entre os 7 primeiros dias e as 2 primeiras semanas. Ocorre um aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento do útero, causando inchaço abdominal. A cólica ou desconforto na área, muitas vezes confundido com cólica menstrual, além do pequeno sangramento que pode ser confundido com a menstruação.
Mamas sensíveis
Nos primeiros 14 dias, as mamas podem ficar mais sensíveis e inchadas e a aréola mais escura. Isso ocorre pelo aumento do fluxo sanguíneo na região.
Cravos e espinhas
Os hormônios estão alterados, o que pode ocasionar o surgimento de cravos e espinhas nas primeiras semanas de gravidez, além de pele oleosa. Ambos podem ser controlados com o uso de produtos adequados.
Cansaço
Costuma surgir na 2ª semana e pode acompanhar a mulher durante todo o período da gestação. Este cansaço pode ir aumentando até as 12 primeiras semanas. Isso ocorre porque o corpo está adaptando seu metabolismo para fornecer energia.
Enjoos e vômitos
Os enjoos e vômitos, estão entre os sintomas mais comuns, surgem após a 6ª semana. Ocorrem principalmente pela manhã e podendo durar todo o período da gestação. Além disso, algumas mulheres podem apresentar aumento na salivação.
Variação de humor
As alterações hormonais do período, podem causar um desequilíbrio nos neurotransmissores, afetando o humor. Nas primeiras duas semanas, a mulher pode perceber essas alterações, sem motivo aparente.
Sensibilidade a odores fortes
Algumas gestantes podem vomitar ao sentir odores fortes. Mesmo que seja aparentemente agradável, como perfume, por exemplo.
Atraso menstrual
O atraso menstrual é o sinal mais comum e o mais notado. O aumento da produção de hormônios beta HCG, impede que os ovários continuem liberando óvulos maduros. Embora seja um dos sintomas mais comuns, ele só costuma ser percebido facilmente por mulheres com período menstrual regular.
Tontura e sono
A tontura ocorre por diversos fatores como a má alimentação por conta dos enjoos, a queda da pressão arterial e a redução da glicose no sangue. Surge nas primeiras 5 semanas e costuma diminuir a partir da 20ª semana.
Quando fazer o teste?
O teste rápido pode ser comprado em uma farmácia. Para fazê-lo, basta seguir as orientações do fabricante, pode ser feito no primeiro dia de atraso menstrual. Caso o resultado seja negativo, mas ainda assim a menstruação continuar atrasada, espere cerca de 3 a 5 dias para repetir o novo teste. Se ainda estiver em dúvida, procure uma unidade de saúde e faça o exame de sangue para ter certeza da gravidez.
Gostou das dicas? Acredita que faltou algo? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.