Blog
Quais são os principais sintomas de gravidez?
Seja mãe de primeira ou segunda viagem, quando há a possibilidade de estar grávida, é comum que haja aquela curiosidade para entender quais são os principais sintomas logo do iniciozinho da gravidez, não é mesmo?!
Por isso, no post de hoje vamos entender quando podem começar os primeiros sintomas de gravidez e conhecer os sinais mais comuns logo no início da gestação.
Afinal, quando surgem os primeiros sintomas de gravidez?
De acordo com o Portal MD.Saúde, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existem sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação.
Ou seja, os primeiros sinais e/ou sintomas podem começar a surgir quando o embrião se implanta no útero. E isso ocorre de uma a duas semanas após a fecundação do óvulo.
Do momento em que o embrião se implanta no útero até, mais ou menos, a 13ª semana de gestação, o organismo da grávida passa por diversas alterações e há um substancial aumento na produção de hormônios.
E todo o aumento de produção de hormônios que ocorre com a implantação do embrião no útero pode provocar alguns sintomas.
Assim, a maior parte dos sinais pode surgir de duas a três semanas após a relação sexual que gerou a gravidez (o que equivale, mais ou menos, à quinta ou sexta semana de gravidez, pois o tempo de gravidez é contado a partir da data da última menstruação).
Principais sintomas de gravidez
Agora que você já sabe que, geralmente, os primeiros sintomas de gravidez podem surgir a partir da segunda semana após a fecundação do óvulo, vamos entender quais são esses sinais mais comuns.
De acordo com o Ministério da Saúde, é importante lembrar que alguns sintomas são comuns na gravidez, mas nem todas as mulheres os apresentam. Por isso, nunca se esqueça: cada mulher é única e o organismo pode reagir de maneira diferente.
O atraso menstrual é, geralmente, o sinal que mais chama a atenção da mulher para a possibilidade de uma gravidez. Além deste atraso, pode-se perceber os seguintes sinais e sintomas:
- Aumento dos seios;
- Enjoos e/ou vômitos;
- Aumento do sono;
- Aumento de apetite;
- Aumento da frequência urinária, ou seja, mais idas ao banheiro para fazer xixi;
- Maior sensação de cansaço.
Além disso, há outros sintomas pontuados pelo Portal MD.Saúde, tais como:
- Cólicas ou dor abdominal;
- Salivação excessiva;
- Barriga inchada;
- Alterações no paladar e no olfato;
- Pequenos sangramentos.
Mas, como já explicamos, nem todas as mulheres sentem alguns ou todos estes sintomas: algumas, simplesmente, não percebem nenhum sinal.
No caso de dúvida, é importante procurar o seu médico para que ele faça uma avaliação.
E se você já confirmou a gravidez e está começando a fazer o enxoval do seu fofuxo ou da sua fofuxa, acesse aqui algumas opções da Bebê Fofuxo. Ah, e veja as nossas dicas para organizar a mala de maternidade do seu bebê e da mamãe também.
Quer continuar com a gente? Assine agora gratuitamente nosso newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.