Blog
Riscos da Pré-Eclâmpsia
A hipertensão arterial durante o período da gestação é chamada de pré-eclâmpsia. Durante esse período, ela pode evoluir para eclampsia, forma mais grave da doença e que põe em risco a mamãe e o feto. A causa da doença ainda não é conhecida, o que se sabe é que pode ocorrer em decorrência de um condição pré-existente ou da própria gestação.
A pré-eclâmpsia pode ser assintomática. A hipertensão é uma doença silenciosa, e dessa forma a mamãe pode não manifestar nenhum sintoma, por este motivo é de extrema importância o acompanhamento durante todo o período do pré-natal.
Sintomas da pré-eclâmpsia:
- Hipertensão arterial;
- Edema, inchaços, principalmente nos membros inferiores, que podem surgir antes da elevação da pressão;
- Aumento de peso repentino;
- Problemas renais;
- Perda de proteínas pela urina ou redução da necessidade de urinar;
- Alterações na visão, dores de cabeça severas.
Sintomas da eclampsia:
- Convulsões, precedidas por fortes dores de cabeça, de estômago e perturbações visuais;
- Sangramento vaginal;
- Coma.
Ao identificar qualquer um desses sintomas, procure o atendimento de emergência. Outros problemas podem ser detectados por exames de imagem ou laboratoriais, necessários para o diagnóstico médico.
Fatores de risco
- Hipertensão arterial sistêmica crônica;
- Primeira gestação;
- Diabete;
- Lúpus;
- Obesidade;
- Histórico familiar ou pessoal das doenças supracitadas;
- Gravidez depois dos 35 anos e antes dos 18 anos;
- Gestação gemelar.
Como evitar a pré-eclâmpsia
A única e melhor maneira de evitar a pré-eclâmpsia é fazer o acompanhamento pré-natal corretamente. Para as mamães que apresentam um quadro leve da doença, o recomendado é fazer repouso, o controle da pressão e reduzir a ingestão de sal. Alguns medicamentos podem ser prescritos por um médico caso ele ache necessário.
- Antes de engravidar, procure um ginecologista para uma avaliação clínica;
- Procure fazer exercícios, conforme o período gestacional;
- Não use álcool ou cigarros.
A gestação é um momento único, que precisa ser cuidado em cada detalhe. Nada substitui o acompanhamento de um médico de sua confiança. Gostou das nossas dicas? Corre lá no nosso Instagram e conte para gente como foi esse processo para você.
E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.