Blog
Síndrome mão-pé-boca: entenda mais esta doença infantil
No verão, é bem comum que haja o aumento de algumas doenças infantis, dentre elas a síndrome mão-pé-boca. Por ser uma doença altamente contagiosa, muitos pais e familiares ficam receosos sobre ela.
Para compreender mais sobre esse tema, no post de hoje vamos entender mais sobre a doença mão-pé-boca, assim como os principais sinais e sintomas, como é o tratamento e, principalmente, como tomar alguns cuidados de prevenção.
O que é a síndrome mão-pé-boca?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a doença mão-pé-boca é uma enfermidade altamente contagiosa e é causada pelo vírus Coxsackie. Ela é uma virose que acomete, principalmente, crianças antes dos cinco anos e leva esse nome pelo aparecimento de lesões em maioria nas mãos, nos pés e na região bucal.
Apesar de mais comum na infância, a doença também pode se manifestar em adultos.
Como acontece a contaminação?
De acordo com o MSD Manuals, as crianças e as pessoas podem contrair a infecção ao entrar em contato com:
- Uma pessoa infectada (por exemplo, abraçando um contato pessoal próximo);
- Gotículas disseminadas pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra;
- Fezes, como ao trocar fraldas de uma pessoa infectada, depois tocar os olhos, o nariz ou a boca antes de lavar as mãos;
- Objetos e superfícies contaminadas, como maçanetas, depois tocar os olhos, a boca ou o nariz antes de lavar as mãos.
Ou seja, a transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções ou, então, através de alimentos e de objetos contaminados.
O Ministério da Saúde alerta que, mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos até mesmo com os sinais de um resfriado comum.
Principais sinais e sintomas da doença mão-pé-boca
O Ministério da Saúde explica que são sinais característicos desta doença:
- febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
- aparecimento, na boca, amígdalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para úlceras muito dolorosas;
- erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
- mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
- por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.
Tratamento e prevenção
A Rede D´Or explica que a Doença mão-pé-boca tem cura. Geralmente ela tem duração de 7 a 10 dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Porém, não existe um tratamento específico para a doença: o que pode ser feito pelos especialistas é manter os sintomas sob controle por meio de medicamentos.
Além disso, também são passadas indicações nutricionais para os pais ajudarem as crianças a não ficarem desnutridas durante o período.
Prevenção
A SBP explica que medidas de higiene, especialmente após a troca das fraldas, são recomendadas para diminuir o risco de transmissão. Além disso, devem ser tomadas precauções com desinfecção de superfícies, de objetos e de utensílios utilizados pelos indivíduos doentes.
Então, mamãe e papai, tomando cuidados de prevenção, certamente seu fofuxo ou sua fofuxa estará mais seguro e segura.
E se você está procurando roupas e acessórios para seus filhos, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo.
Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.