Volta às aulas para os pequenos principais cuidados com o retorno à creche ou à escola

Photo by Erika Fletcher from Unsplash

Desde o início da pandemia da Covid-19, a rotina escolar tornou-se incerta, principalmente para as crianças menores. Gradualmente, as creches e escolas retornaram parte da sua rotina em 2021 e, espera-se, que o ano escolar inicie em 2022 sem novos imprevistos, mas com total segurança para todos. 

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer os principais cuidados que as famílias precisam ter com a volta às aulas dos pequenos e das pequenas.

 

Os desafios da educação infantil

De acordo com o Portal Educa Mais Brasil, a Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, envolvendo:

  • lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia;
  • criação de laços de amizade;
  • descobertas em diferentes áreas do conhecimento.

Assim, esse período funciona como uma base para as demais etapas da educação formal. As crianças até 5 anos e 11 meses (ou seja, abaixo dos 6 anos) são o público da Educação Infantil. 

Para os pais, matricular os filhos e filhas nas creches e nas escolas em uma idade tão pequena envolve diversos sentimentos. E a pandemia da Covid-19 aumenta ainda mais os muitos receios presentes na fase de mudanças.

Com o início de 2022, muitas famílias já estão planejando a volta às aulas. Porém, quais são os cuidados necessários para esta faixa etária?

 

Volta às aulas para os pequenos: principais cuidados com o retorno à creche ou à escola

As escolas e as instituições recebem diretrizes das respectivas Secretarias de Educação do Município. Porém, do ponto de vista dos pais e das famílias, que cuidados são necessários com os pequenos e para as pequenas?

De acordo com a Organização Nova Escola, é fundamental que famílias e educadores tenham consciência sanitária, que é “saber que cada indivíduo é responsável pela própria saúde e pela dos outros, que cada ato individual importa e pode impactar os outros”. Em outras palavras, todos os cuidados devem continuar sendo tomados, conforme as recomendações dos órgãos de saúde.

A Unicef explica que incentivar o hábito da higienização constante das mãos é importante. Por isso, as famílias podem orientar e fomentar que as crianças lavem as mãos com frequência, mesmo com a supervisão ou o auxílio de um adulto.

Além disso, caso o pequeno ou a pequena manifeste qualquer sintoma de resfriado, como coriza, febre, dentre outros sintomas, é importante que suspenda sua ida às aulas e vá a uma consulta com o seu pediatra para uma melhor avaliação. 

Caso alguém em casa tenha sintomas ou com Covid-19, a criança também precisa se afastar da escola por um período de 10 a 14 dias a partir do aparecimento dos sintomas da pessoa. 

Se todas as famílias fizerem sua parte, certamente a creche ou a escola será um ambiente muito mais seguro para todos. Gostou de saber mais sobre os principais cuidados na volta às aulas dos pequenos?! Ah, temos outro post que vai te interessar: Principais cuidados com o bebê no verão. 

E se você está procurando roupas e acessórios para seu filho ou filha, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. 

Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora  gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.