Quando o bebê começa a chutar na barriga?

Photo by shurkin_son from Freepik

 

Quando o bebê começa a chutar?

Geralmente, os primeiros movimentos fetais são percebidos pela mãe entre a 18ª e a 22ª semana de gestação. No entanto, isso pode variar de acordo com cada gestação. Algumas mulheres podem sentir os movimentos mais cedo, por volta da 16ª semana, enquanto outras só percebem a movimentação do bebê mais tarde, na 23ª semana ou mais.

Como estimular o bebê na barriga?

Após os primeiros ultrassons e o primeiro primeiro registro do coraçãozinho do bebê, é hora de começar a interagir com o seu pacotinho de amor, apresentando o mundo externo para ele ainda dentro da barriga.  

Esse é também o momento perfeito para construir relações com sua rede de apoio, seja ela composta pelo parceiro, parceira ou até mesmo amigos, convidando-os a sentir os movimentos do bebê.

É importante destacar que o primeiro movimento sentido pela mãe não é necessariamente um chute, mas sim uma sensação de formigamento, borboletas ou algo parecido com o estômago revirando. À medida que a gestação avança, os movimentos fetais se tornam mais intensos e perceptíveis, e é possível identificar até mesmo a posição do bebê dentro da barriga.

Além de toques gentis na barriga, existem outras formas de iniciar o estímulo externo.

  • Converse com o bebê:

Estabelecer um diálogo ajudará o recém nascido nos primeiros meses de vida a se acalmar com a presença e voz dos pais. Portanto, não hesite! Conte histórias, dê bom dia, compartilhe suas experiências positivas e tudo que seja alto astral para  transmitir boas energias!

  • Ouça músicas clássicas:

As músicas clássicas possuem uma frequência que se assemelha aos batimentos cardíacos da mamãe, por isso nem todas as músicas funcionam. Em tese, é preciso que tenha entre 60 a 100 bpm (batimento por minuto).

  • Apresente-o a ambientes externos:

Variações de luzes, como um passeio no parque ou praia em um dia levemente ensolarado ajudará o bebê a se ambientar com diferentes iluminações. Mas para isso, lembre-se de utilizar protetor solar e evitar exposição à luz intensa durante esse período.

 

É normal o bebê mexer menos no fim da gestação?

Embora seja normal sentir o bebê se mexendo com frequência durante a gestação, é comum que a intensidade e a frequência dos movimentos diminuam no final da gestação. Isso ocorre porque o bebê está cada vez mais crescido e tem menos espaço para se mover dentro do útero.

Além disso, a partir da 36ª semana, o bebê começa a se posicionar para o nascimento, o que pode fazer com que a mãe sinta menos movimentos, mas isso não é motivo de preocupação. No entanto, se a gestante perceber uma diminuição significativa ou ausência total dos movimentos fetais, é importante buscar orientação médica imediatamente.

Gostou desse conteúdo? Acha que faltou algo? Corre lá no nosso Instagram e conta para a gente. E se você está procurando roupas e acessórios para seus bebês, acesse aqui e conheça algumas opções da Bebê Fofuxo. Para continuar com a Bebê Fofuxo, assine agora gratuitamente nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog.